Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | ORCID | Currículo Lattes | Research Gate | Google Scholar

MESTRADO DOUTORADO AC1

Professor Jorge M. Oliveira-Castro é afiliado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Aprendizagem Humana. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados a questões conceituais em psicologia e em economia comportamental operante e suas aplicações a comportamentos relacionados ao consumo e às leis. As pesquisas conceituais têm se baseado em técnicas desenvolvidas por filósofos da linguagem cotidiana (especialmente pelo "movimento analítico de Cambrigde e Oxford"). Algumas dessas análises sugeriram o desenvolvimento do conceito teórico de comportamento precorrente auxiliar, o qual ocorre em quase todas as tarefas humanas, e tem a função de aumentar a probabilidade de sucesso de comportamentos subsequentes em uma cadeia de respostas, apesar de não ser requerido para a realização da tarefa. As pesquisas sobre comportamento do consumidor têm englobado escolha de marcas, diferenças individuais em padrões de compra, procura por produtos e lojas, desconto subjetivo, escolha de curso superior, dentre outros temas. As investigações sobre comportamentos relacionados às leis têm examinado comportamento de adolescentes em conflito com a lei, modelos experimentais de corrupção, contingências programadas e vigentes sobre gestores públicos, comportamento de magistrados, desconto subjetivo em audiências trabalhistas, dentre outros fenômenos.