Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | ORCID | Currículo Lattes | ResearchGate | Google Scholar

MESTRADO DOUTORADO CNC2

Professora Wânia Cristina de Souza é afiliada ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Psicobiologia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), graduação em Bacharel Psicologia pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Medicina - Toyama Medical And Pharmaceutical UniversityJapão (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília e tem interesse em percepção sob a perspectiva psicobiológica. Tem trabalhos desenvolvidos sobre visão de primatas (correlatos neuronais de face em áreas corticais no lobo temporal em macacos), percepção de face, comportamento de olhar e reconhecimento de expressões emocionais de faces em crianças com Transtorno do Espectro Autista e pessoas com Doença de Alzheimer, e organização espacial na percepção visual de luminosidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neurociência (percepção visual e neuropsicologia). Atualmente desenvolve trabalhos nos seguintes temas: percepção de face, expressão facial e precisão em detecção de mentiras como forma de comunicação não-verbal, percepção visual na criança, contribuição da neuropsicologia para construção de um instrumento protocolar para identificação e intervenção precoce no Transtorno do Espectro Autista, Reconhecimento de expressões emocionais de faces em pessoas com a Doença de Alzheimer e avaliação da sensibilidade à dor em pacientes com Transtorno de Ansiedade e Humor (Transtorno de Pânico, Depressão, TOC e etc.) e implicações para etiologia e tratamento de pessoas com tais Transtornos.