Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | ORCID | Currículo Lattes | Research Gate | Google Scholar

MESTRADO DOUTORADO AC1

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1987) e PhD em Psicologia pela University of Wales, College of Cardiff (1991). Realizou Pós-doutorado no Shriver Center, University of Massachusetts, Medical School (2001) e na Universidade Federal de São Carlos (2005). Atuou como docente e pesquisadora no Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília de 1985 a 2016 e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (PPG-CdC) de 1991 a 2016. Chefiou o Departamento e coordenou o PPG-CdC duas vezes. Representou o Instituto de Psicologia no Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade de Brasília. Foi Editora da Revista Brasileira de Análise do Comportamento e editora associada das revistas Psicologia: Teoria e Pesquisa e Acta Comportamentalia. Possui mais de 50 publicações entre artigos e capítulos de livro em revistas nacionais e internacionais. Orientou 32 mestres, 7 doutores e 56 alunos PIBIC. Desenvolve, com pesquisadores da UFSCar, instrumentos de avaliação e módulos de ensino informatizados para ensino de leitura e escrita. Desenvolve pesquisa básica realizando análises funcionais do comportamento de escolha e fenômenos de controle de estímulos, em seres humanos e outros animais. Investiga, na área aplicada, o autocontrole, a aprendizagem de leitura, escrita, música e matemática como fenômenos relacionados com escolha e controle de estímulos. Está aposentada desde 2016 e atua como docente e pesquisadora voluntária do Departamento de Processos Psicológicos Básicos e do PPG-CdC. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino.